terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PORQUE OCORREM AS CATÁSTROFES NATURAIS?

Há países que possuem riscos naturais de catástrofes, tais como, vulcões, terremotos, maremotos etc. Todavia há outros em que as catástrofes naturais decorrem da ação direta do homem. As invasões das margem dos rios e lagos acabando com as matas ciliares, a ocupação desordenada das encostas, a substituição da terra pelo asfalto e a devastação das florestas são algumas causas das catástrofes naturais no Brasil. Surge então em nossa mente uma pergunta. Se o homem sabe que suas ações resultam em desastres tais como o que estamos vivenciando, o que o leva a prosseguir em sua sistemática agressão à natureza? É o imediatismo e o auto convencimento de que nenhum prejuízo será causado por sua agressão. É o que ocorre com - mutatis mutandis - com a venda do voto. O eleitor recebe uma certa quantia para vender seu voto e ignora completamente os alertas das autoridades no sentido de que isso lhe causará um enorme prejuízo, haja vista que o político que compra voto buscará recuperar o que pagou utilizando-se da corrupção. O Ministério Público também tem sua parcela de culpa, já que assiste a tudo isto e não adota uma posição firme no sentido de proibir as agressões a natureza. Aqui mesmo em Atafona no município de São João da Barra e na praia campista de Farol de São Thomé experimentamos o reflexo da intervenção do homem na natureza. Se a sociedade não mudar radicalmente de rumo e desenvolver medidas eficazes para a proteção da natureza ela se rebelará e nos imporá futuras catástrofes como esta que acometeu a região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

5 comentários:

Redação disse...

Um dos mais bem pautados comentários sobre a temática das catástrofes naturais. Sou formado em Geografia e é notória a intervenção humana no meio ambiente. Sua análise foi muito além disto lembrando das relações humanas no contexto político. E concordo com seu posicionamento, ademais, uma atitude tão ignorante como a de compra/venda de votos não se pode ser cultural como já é. Haja vista, só com uma mudança radical dos conceitos da sociedade brasileira para surgir alguma "luz no fim do túnel". Foi um excelente post. Parabéns!

Maxsuel Barros Monteiro disse...

Obrigado.

A hipócrisia é latente em nosso país. Não defendemos qualquer prática ilícita, mas verificamos que se um cidadão do interior é pego com um pássaro de estimação é preso em flagrante, mas um grande empresário como Eike Batista obtem autorização dos órgãos ambientais para promover a exploração de pedra no do morro do Itaoca, com enorme prejuizo para a fauna e flora local.

Kaka disse...

Isso me ajudou muito no trabalho do 7º ano.
Muito obrigada!
Ah!E eu só tenho 10 anos!

Anônimo disse...

valew isso me ajudou no trabalho de religião do 3ºano

Lucas disse...

valeo, isso me ajudou com o trabalho de riscos em um mundo desigual do 1º ano. espero que esteja certo asuhasuh