quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ÉTICA OU CORPORATIVISMO?

LI NA EDIÇÃO DE 23 DE FEVEREIRO DE 2010, DO JORNAL "O DIÁRIO", CARTA DE PROTESTO ENCAMINHADA POR UM DE SEUS LEITORES, QUANTO A NÃO PUBLICAÇÃO DE UMA DENÚNCIA SOB O TÍTULO "ÉTICA OU CORPORATIVISMO?".
EIS O TEXTO GROSADO PELO JORNAL.

"Ética ou corporativismo?


Hoje, dia 23 de fevereiro(ontem) estão completando dois meses que testemunhei um colega de vocês(com o qual não sou simpático) ser preso, depois de perseguido, na madrugada, desde as proximidades da Favela Tira-Gosto, visivelmente fora do seu estado normal(...), procurei saber a ocorrência, consegui uma cópia do registro, de número(...) na 134 Delegacia de Polícia, encerrado às 4h41m de 23/12/2009. Está escrito nome dele, sobrenome, identificação dos pais, testemunhas (...) por embriaguez ao volante e "motivo presumido: outros" (...) encaminhei uma cópia para O Diário e até hoje não vi sair uma linha a respeito. Isso é o que? Corporativismo? E não é a primeira vez que esse moço apronta e ninguém noticia nada (...) Será que ele agiria da mesma forma em relação a um de vocês em caso parecido? Tudo bem que há a questão da ética (...) Espero que pelo menos esta minha carta seja publicada e que a próxima que esse moço aprontar alguém noticie, até para mostrar que nem todos os que vivem por aí noticiando erros alheios têm condição de fazê-lo...
Carlos Augusto B.L.S - Centro, Campos/RJ."

É DE SE QUESTIONAR, SE O JORNAL NÃO TEM COMPROMISSO COM A NOTÍCIA E COM SEUS LEITORES, INDEPENDENTEMENTE DA QUAL SEJA A PESSOA ENVOLVIDA, FACULTANDO, SEMPRE, O DIREITO DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA O QUE NA MAIORIA DAS VEZES NÃO OCORRE, QUANDO O INTERESSE É DE LINCHAMENTO.
OUTRO QUESTIONAMENTO É O FATO DE AO PUBLICAR A CARTA, O JORNAL TER OMITIDO O NÚMERO DO REGISTRO DE OCORRÊNCIA. SERÁ UMA MEDIDA DE PROTEÇÃO AO COLEGA DE PROFISSÃO?

ACHO QUE O LEITOR RECLAMA COM RAZÃO.


Nenhum comentário: