sexta-feira, 29 de abril de 2011

BAIXARIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA DEVE DESAGUAR NA JUSTIÇA.

Já assisti a sessões plenárias em inúmeros municípios de nosso e de outros estados, mas jamais vi uma baixaria tão acentuada como as que têm protagonizado Câmara Municipal de São João da Barra. Os Vereadores se ofendem, a plateia ofende os Vereadores com palavras de baixo calão. Tudo isso ocorre com a complacência do presidente Gerson Crisspim, que não faz cumprir o regimento interno, segundo o qual:

Art. 11 - Ao Presidente da Câmara, dentre outras atribuições compete:
(...)
VI – manter a ordem no recinto da Câmara, podendo solicitar a força necessária para esse fim;

(...)

XXII – dirigir as atividades da Câmara em geral, em conformidade com as normas legais e deste Regimento, praticando todos os atos que, explícita ou implicitamente, não caibam ao Plenário, à Mesa, individualmente considerados e, em especial, exercendo as seguintes atribuições:

(...)

f) manter a ordem no recinto da Câmara, concedendo a palavra aos oradores inscritos, cassando-a, disciplinando os apartes e advertindo a todos os que incidirem em excessos;

..................

Art. 123 – Os debates deverão ser realizados com dignidade e ordem, cumprindo ao Vereador atender às seguintes determinações regimentais:

(...)

IV – referir-se ou dirigir-se a outro Vereador pelo tratamento de Excelência ou Senhor.

Art. 124 – O Vereador que solicitar a palavra, deverá inicialmente declarar a que título se pronunciará e não poderá:

(...)

IV – usar de linguagem imprópria;

VI – deixar de atender às advertências do Presidente.


Na última sessão o Vereador "Camarão" ofendeu gravemente o Vereador Alexandre Rosa, o que segundo este último ensejará, o ajuizamento de Queixa Crime, Pedido de Cassação de Mandato, Ação de Indenização por danos morais, etc.



Basta que os queridos leitores acompanhem as sessões da aludida Câmara Municipal(aqui), para constatar a veracidade do que estou falando. Torço para que quem fizer este esforço não constate o que afirmei, o que significará uma mudança radical e bem vinda no comportamento dos nobres Edis.

Nenhum comentário: