terça-feira, 31 de março de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA NELSON NAHIM, CRITICA OFENSAS ANÔNIMAS FORMULADAS EM BLOG'S.

Ao final da sessão de hoje da Câmara Municipal de Campos, o Presidente Nelson Nahim criticou os blog's que admitem comentários ofensivos à honra alheia, escondidos pelo anonimato. Afirmou que adotará as medidas judiciais cabíveis, tachando de covardes os que não tem coragem de se identificar e caluniam, ofendem e injuriam.
Por oportuno, repito o que já afirmei aqui por mais de uma vez, comentários ofensivos à honra de qualquer pessoa não serão publicados indentifiquem-se ou não seus autores. Aproveito a oportunidade para conclamar meus colegas blogueiros a moderar os comentários de forma a não permitir ataques dessa espécie. Isso não significa vedar as críticas, vez que estas são inerentes ao livre direito de manifestação, principalmente quando dirigidas à administradores e mandatários públicos.

6 comentários:

Anônimo disse...

a prefeitura continua nas maos de pedro cherene,tininho e cria dele.o municipio vai continua na miseria.

Anônimo disse...

a miseria vai continuar em sao francisco,tininho e cria de pedro cherene,a prefeitura voltou pras maos de pedro cherene.

Sérgio Provisano disse...

Eu, por exemplo, só posto comentários de forma clara e não me escondo no anonimato. Mas é minha opção pessoal.

A questão do anonimato é muito mais para garantir que muitos que opinam, não venham a sofrer algum tipo de retaliação por se exporem, principalmente por parte daqueles que detêem o poder e que não admitem críticas.

Não vi por parte do vereador Nelson Nahim, pessoa por quem tenho especial apreço, a mesma veemência em cobrar por exemplo, de seu irmão, o Garotinho, quando o mesmo promoveu verdadeiros circos radiofônicos, tentando interferir nos trabalhos da câmara de vereadores, pautando-a, criticando seus membros e promovendo discórdia entre os vereadores.

Na maioria dos blogs, os proprietários têm a opção de moderarem os comentários, uns usam, outros não usam, o critério é pessoal. A publicação imediata dos comentários, torna o blog mais dinâmico e conseqüentemente mais vulnerável à comentários desairosos que podem ser recolhidos à posteriori, sem grandes danos, entendo eu. Quando nos comentários são moderados, a dinâmica do blog depende da disponibilidade do blogueiro em ler as postagens e publicá-las.

Enfim, há que se ter cuidado sim com o que venha a ser publicado e sempre acredito que o que vai prevalecer será sempre o bom senso por parte do proprietário do blog.

Só acho que deve haver por parte daqueles que estão no poder, seja em que esfera for, um pouco mais de humildade em aceitar as críticas que são à eles dirigidas, afinal de contas, vivemos numa Democracia onde a liberdade de expressão está garantida na nossa Constituição. Dirijo aqui meu desejo à todos os blogueiros em geral que não se intimidem com essas tentativas e ameaças pífias de pessoas que ficam querendo censurar a livre expressão dos blogueiros e de quem nos blogs tece comentários à respeito dos temas colocados para discussão.

Conclamo, apropriando-me de expressão desse blogueiro, à todos os cidadãos que amam a Democracia, a resistir a toda forma de pressão que possa a vir ameaçar à liberdade de expressão, venha ela de onde vier.

Maxsuel Barros Monteiro disse...

Caro Sergio Provisano, primeiramente agradeço a sua participação sempre ativa em meu blog. É uma importante contribuição. Não sei se me fiz entender em minha postagem. Quando me preocupo com a postagem de comentários, me refiro àqueles ofensivos à honra de pessoas públicas ou não. As críticas, como por exemplo a sua que estou publicando e comentando, são muito bem vindas. A função dos blogs exatamente esta, a de denunciar, criticar, alertar a população quanto à ilegalidades e imoralidades praticadas por agentes públicos, etc.
Grato, e espero que continue colaborando com o blog.
Maxsuel.

Provisano disse...

Caro Dr. Maxsuel

Eu concordei e concordo com as suas posições colocadas na postagem, ao comentar, fiz ponderações no sentido mais de criticar às ameaças veladas, no meu entender, feitas pelo Dr. Nelson Nahim, (pessoa pela qual, volto a repetir, tenho um grande apreço pessoal), com o intuito de inibir àqueles que ousam criticar o status quo dominante.

Concordo que o bom senso deve prevalecer sempre, talvez eu tenha pecado ao não abrir o meu comentário fazendo a ponderação de que comungo de suas preocupação em não ofender a honra de ninguém, até porque, acho que o combate político, deve se dar no campo das idéias e nunca no campo das ofensas pessoais, que aliás não faz e nunca fará o meu estilo, ao contrário de algumas figuras públicas, como por exemplo o sr. Anthony Garotinho que anca e desanca àqueles que ousam dele discordar, ofendendo a honra das pessoas, utilizando seu espaço no rádio para acusar, julgar e condenar sumáriamente.

Que o presidente da câmara adote as medidas cabíveis que ele achar necessárias é um direito e um dever que ele como todo cidadão de bem tem, só que entendi e posso ter entendido errado é que a crítica aos blogs, são intimidatórias. Essas críticas acabarão sendo um tiro pela culatra, pois como processar um anônimo por exemplo?

É sem sombra de dúvidas, uma discussão interessante e polêmica.

O fato é que quem está no poder é vidraça e tem que se conformar com essa condição e entender que as críticas servem no mínimo, para balizar e ajudar a corrigir rumos e equívocos que todo homem público eventualmente possa cometer. E olha que esses "equívocos" são mais freqüentes e corriqueiros do qua os acertos.

O que eu recomendo à essas pessoas públicas é que antes de fazer qualquer declaração que soam mais como bravatas, sigam o conselho que minha saudosa avó materna, Dona Lucinda, sempre me dava: "Meu filho, prudência e canja de galinha nunca são demais".

No mais, caro doutor, fico feliz por saber que meus despretenciosos comentários, contribuem para esse blog e pode ter certeza que continuarei participando. Uma boa noite.

Anônimo que também precisa se proteger disse...

Parabens Provisano! As suas colocações foram muito bem feitas. O vereador Nelson Nahin deve sim respeitar e até defender o direito dos cidadaos sejam eles o que forem, de criticar e dar as suas opiniões. Ele foi eleito para nos representar nesta casa legislativa e seu maior papel como vereador eleito é nos defender dos abusos de poder seja de que esfera for.
Tenho grande admiração e respeito pelo vereador Nelson Nahin, espero que ele não destrua isso pois é o seu maior tesouro como parlamentar na política de Campos dos Goytacazes.