quinta-feira, 15 de abril de 2010

PELA ORDEM SR. PRESIDENTE.

Fato curioso ocorreu na sessão de terça-feira da Câmara Municipal. No momento em que o presidente da Casa Vereador Nelson Nanhim contestava a foto e a mensagem subliminar postada no blog de Jane Nunes http://www.estouprocurandooquefazer.blogspot.com/ - segundo a qual, o Vereador aparecia com uma expressão de desagrado na posse da Vereadora ilsan Viana. No momento em que o Vereador afirmava que a posse foi tranquila e que o ato transcorreu de forma amena e ainda, que em momento algum foi tomado por qualquer sentimento contrário à Vereadora, adentrou ao plenário nossa colega blogueira Jane Nunes que diante da citação de seu nome, levantou o braço e pronunciou aquela frase própria dos parlamentares quando desejam utilizar da palavra: "Pela Ordem Sr. Presidente". Evidentemente que o Presidente não permitiu e nem poderia sob pena de afrontar o Regimento Interno
Comentário do blog.
Isso não ocorre somente na Câmara Municipal de Campos querida Jane Nunes. Esta regra é adotada pelo Senado Federal, na Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e por último, até onde sei, em todas as Câmara Municipais do País. Confesso que já pensei no assunto, já que em certa feita, também já fui citado na Tribuna e não pude me manifestar no mesmo espaço. Entretanto, após a sessão, recorri ao Presidente que na próxima sessão, explanou em plenário minha versão. Quanto à foto publicada, volto a manifestar minha discordância, tal como fiz em postagem anterior no caso da revista "Somos Assim". Hoje as máquinas fotográficas têm recursos inimagináveis, e registram como uma filmadora uma sequência de imagens, bastando ao jornalista escolher dentre elas a mais adequada ao seu propósito. Como foi publicada aquela parte da sequência, outra poderia ter sido publicada, onde o Presidente aparece sorridente, tal como fizeram outros órgãos de imprensa. Hoje até nós servidores precisamos ficar alerta com nosso gestual durante as sessões do Poder Legislativo, pois no dia seguinte poderíamos nos suspreender com uma foto sugerindo um fato tão falso como a intenção do fotógrafo. Entendo que deveria existir, também nesta profissão, um código de ética. Por último afirmo que assim como Jane Nunes, estive presente ao ato de posse, e posso afirmar que o que sujere a foto não representa a verdade.

7 comentários:

Rose David disse...

Caro Maxsuel,

Como o tópico também diz respeito a mim, autora das postagens, sinto-me no dever de tecer algumas considerações.

Respeito sua opinião. Também entendo que regimentos internos são criados para ser cumpridos, embora, em minha parca e vã filosofia, acredite que eles são instituídos para proteger, notadamente, a quem os cria. Suponho, também, que regimentos internos possam ser modificados. Ou não?

Concordo com você em relação aos recursos fotográficos. São inúmeros. E bastante utilizados pela imprensa e "paparazzis" do mundo inteiro. Não é diferente com os órgãos de comunicação locais. Um dedo no nariz, o dedo médio em riste, uma boca enviezada, pronto... você dançou. Um par de óculos escuros e cigarro na boca certamente te darão, no dia seguinte, uma tremenda pinta de mafioso (eis aí uma mensagem subliminar). Se a pessoa estiver acima do peso, então, lá se vai a foto do barrigão estampada em primeira página. Mulher, então, leva o raio. Papadas, rugas e uma pose mais extravagente são os focos preferidos. E se o órgão de comunicação não cai de amores por você, aí então é que a coisa pega. Os mais visados? Pessoas públicas: políticos, autoridades, artistas, esportistas e afins. É histórico.

Basta uma simples busca na internet e lá estão milhões de fotos com os ângulos mais inusitados dessas pessoas. O que dizer, então, sobre o dedo mindinho de Lula, o presidente do país, que é tema não apenas de fotos, mas também de programas humorísticos? Já imaginou se Lula subisse nas tamancas a cada vez que se visse nessas imagens? Não governaria o país e não teria o índice de popularidade que tem.

Há que ter jogo de cintura. Levar na maciota. Conselho aos políticos locais: dependendo do assunto, mantenham "ad eternum" aquele indefectível sorrizinho no rosto. É garantia certa de ficar bem na foto.

Grande abraço,

Rose

Maxsuel Barros Monteiro disse...

Ok. Rose.

Também respeito sua opinião.

Comentário publicado e livre manifesação do pensamento garantida.

Sds.

Maxsuel.

Jane Nunes disse...

Maxsuel, como blogueiro, bem sabe que diferente do plenário da Câmara ,aqui nos blogs o espaço para a defesa do contraditório é assegurado, o vereador deveria ter se utilizado dele.
Sinceramente é me dar luz demais não acha?
O que está por trás disso?
Sim, você esteve presente a " nova" posse da vereadora Ilsan, mas sejamos éticos, não estavamos lá como blogueiros por isso não postei e nem postarei uma linha sobre qual foi exatamente o clima e as expressões predominantes naquela sala.
Não usei a expressão" Pela Ordem " e sim Questão de Ordem, muito comum em assembléias de organizações democráticas.
Como procurador da Casa entendo que saia em defesa do seu superior, mas vc é procurador da Câmara e não de alguns vereadores suas postagens abaixo com relação a julgamento de processo de uma vereadora , seus palpites sobre o que deverá acontecer , certamente não são condizentes com a função que desempenha.
Por isso , sou livre,e me manterei livre. Como disse Gandhi " A única tirania que aceito é a da voz da consciência".

Anônimo disse...

No dia 27 de abril, está programado um grande ato em frente à Câmara Municipal de Campos, às 9:00 horas, a fim de cobrar dos membros da casa legislativa ações que intercedam pela prorrogação do concurso da Educação de 2008, diante das necessidades já apontadas de aumento na quadro efetivo de funcionários desta área.

Maxsuel Barros Monteiro disse...

Senhora Jane Nunes.

Também não postei e não postarei uma linha sobre as questões jurídicas que envolveram a posse da Vereadora, pois participei dessa análise a pedido do Presidnete.
Desculpe se mal entendi que você havia solicitado a palavra pronunciando a expressão "pela ordem", mas se foi para "questão de ordem", seria iqualmente impossível, seja por óbice regimental, seja pela finalidade de tal expressão previsa no Regimento e em todos os diplomas legais da espécie, que implica na pretensão de se arguir incorreção na interpretação do Regimento Interno ou na Lei Orgânica do Municipío. Por outro lado esclareço à senhora que não sou Procurador da Câmara. Exerço alí e com muito orgulho, a função de Consultor Legislativo. E ainda que assim fosse, não havrria qualquer problema a que eu me manifeste sobre processos eleitoral, que envolvam Vereadores, como fiz no caso do afastamento de Ilsan Viana, oportunidde que afirmei que tal medida em sede de liminar e, sem proporcionar o contraditório e a ampla defesa representava uma violência contra a vontade do eleitor. Também me manifestei sobre a rejeição de contas de diversos Vereadores. Portanto sou livre para manifestar sobre o assunto. Lamento que a tenha aborrecido com minha postagem, mas segundo à livre manifestação do pensamento, prerrogativa que a senhora também defende, eu posso sim me manifestar livremente.
Espero ter encerrado o assunto.
Sds.

Maxsuel

Jane Nunes disse...

Se o regimento de seu blog assim determina, assunto encerrado em seu espaço. Não precisa publicar apenas para esclarecer: Procurador ou Consultor Juridico,( o presidente o apresentou como um dos procuradores) não me aborreci com a postagem apenas manifestei meu pensamento sobre o fato de te-la feito.
abs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.