domingo, 30 de agosto de 2009

MARIA AUXILIADORA EX-SECRETÁRIA?

Li no blog "aspectos", que estaria havendo acerca da possível saída de Maria Auxiliadora da Secretaria de Educação Maria Auxiliadora Freitas. A partir da especulação, procurei me informar e obtive de duas pessoas ligadas ao Governo Municipal que realmente a exoneração teria ocorrido e que em seu lugar deverá assumir a professora Joilza Rangel que será substituída na Promoção Social por Henriques Oliveira até então na Defesa Civil. No início do Governo, Maria Auxiliadora se envolveu num acalorado debate com Garotinho no programa de rádio que mantinha aos sábados na rádio Diário FM, quando foi cobrada pelas nomeações em sua Secretaria. Ultimamente alguns Vereadores têm reclamado da Secretária ou ex, afirmando que ela vem descumprindo as determinações da Prefeita desatendendo orientações em relação a nomeações de Diretoras e suas Vices. A secretária tem suas próprias preferências em relação às nomeações dos profissionais da Secretaria de Educação o que não vem agradando ao Governo que, tem que atender a critérios políticos. Por todos estes motivos, acredito ser muito provável a exoneração que se anuncia.

3 comentários:

Anônimo disse...

PASSAGEM QUE NÃO VALE UM REAL!

“Quem perdeu o trem da história por querer
Saiu do juízo sem saber
Foi mais um covarde a se esconder
Diante de um novo mundo” (Beto Guedes/ Ronaldo Bastos)

A (ex)secretária Auxiliadora perdeu a oportunidade que os grandes políticos não deixam passar. Por isso, Garotinho é respeitado(às vezes temido) por todos: não perde cavalo selado. Bolinha foi candidato a vereador pelo PT em 1982(perdeu – ainda bem - por falta de legenda); em 2010 será candidato a Deputado Federal(como muitos acreditam) ou a Governador(como ele quer passar): quase três décadas de política partidária.
Freitas foi achincalhada no início do governo. Toda a cidade esperava dela uma atitude, no mínimo, pedagógica. Dias depois desse acontecimento, Garotinho foi à casa de Maria. Ela não o recebeu; todos esperavam uma ruptura. Ela refugou: os interesses eram maiores.
Se naquele momento, humilhada por Garotinho em programa radiofônico, tivesse rompido com ele, Auxiliadora estaria assumindo uma postura coerente a qualquer educador que se preze. Entretanto, preferiu, cada um tem seus motivos, ficar na SMEC.
Não só ficou, mas também o defendeu em um encontro com professores. Foi quando ela disse: “(...) professores, temos que ter mais amor pelos alunos(sentimento que esse governo tem), mas não podemos perder a firmeza. Não aceitem nenhum tipo de humilhação; valorizem-se”.
O público presente ficou calado em eternos dois segundos; numa mudez que nem pai, nem mãe compreenderiam.
Ficou na Secretaria, porém perdeu completamente o respeito de seus pares; isso era nítido. A SMEC, depois desse fato, ficou paralisada, em todos os sentidos.
O município de Campos passa por uma crise sem precedentes na esfera educacional, em oito meses do novo (des)governo nada foi feito para, pelo menos, amenizar os problemas do ensino envolvendo 51 mil alunos municipais.
Auxiliadora sai da SMEC, sem dizer para que veio. Poderia ter colocado seu nome junto àqueles que tiveram coragem de romper, poderia ter saído com uma luz brilhante, entretanto, a sua sorte foi decidida em numa mesa de bar; só faltou a luz vermelha.
Ninguém nessa cidade que tenha lido pelo menos dois(02) livros da área de Educação deixa de reconhecer o valor de Auxiliadora, pelo contrário: trata-se de uma profissional que atua com competência na área do magistério. Todavia, foi, no mínimo, ingênua para não perceber o que estava sendo articulado a sua volta. Garotinho é um político venal. Muitos votaram em Rosinha, prefeita que fica em Campos somente dois dias por semana, por causa de Freitas.
Interesses e despedidas. Ela continuou na SMEC porque tinha seus motivos...
Sai para nunca mais voltar.

Já é muito tarde, Auxiliadora, para você sair à procura das pessoas que votaram em Rosinha por causa de ti; entretanto a sua passagem pela SMEC foi digna de pena, principalmente porque você perdeu a chance que muitos esperam, mas você não teve coragem.


“A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.” (Guimarães Rosa)

Anônimo disse...

É uma pena que vc tenha escrito anonimamente(anônimo das 04:05), mas quero parabenizá-lo(a).
Você escreveu a pura verdade que muitos não têm coragem de dizer...

Anônimo disse...

Não sei, não saberei e nem julgarei... Mas, talvez a Profa. Auxiliadora Freitas tenha se mantido na secretaria, mesmo após humilhações, justamente, por uma questão pedagógica. Por acreditar na educação, por querer fazer da escola pública, uma escola de qualidade, por amor aos alunos e aos professores. Todos sabemos, em oito meses, em quatro anos... não se faz milagres! A educação é "PROCESSO, PROJETO e COLETIVIDADE".
Não tenho partido político, nem cargo político, sou apenas uma jovem campista que teve a oportunidade de ter sido aluna da Profa. Auxiliadora Freitas, que com muita competência e emoção nos levou a jamais desistir de lutar pela educação, de enfrentar obstáculos e seguir em frente na conquista de uma educação de qualidade. Alguns podem criticá-la por covardia, mas muitos podem admirá-la pela coragem e a vontade de fazer o melhor!