segunda-feira, 9 de novembro de 2009

RELATOS DE UMA FILHA INDIGNADA

Estou invadindo este espaço do meu pai, para manifestar minha indignação, tanto pessoal, como futuramente profissional. Tenho 22 anos e sou formanda em Direito 2009.2. Há essa hora (02h28min), meu "velho" já descansa, após um dia inteiro de labuta. Ninguém sabe, mas esse homem, hoje com 53 anos, veio de uma família humilde do interior do município, foi bancário por muitos anos, constituiu sua família, a qual sempre sustentou com dificuldade, até que um dia, como praticamente 80% da população, ele enfrentou o problema do desemprego; nesta época eu já era nascida, tinha uns 5 anos e minha irmã já estava a caminho! Não sei como, mas nunca deixei de estudar em boas escolas particulares, nunca me faltou nada! E esse homem, batalhou SOZINHO (não tinha nem "paitrocionio" como eu, muito menos "mãetrocinio", pois já era chefe de família), fez com imensa dificuldade, uma Faculdade, na época concorridíssima (100 vagas para mais de 1.400 candidatos), possuía mais de 30 anos, havia cursado em toda sua vida apenas escolas públicas e por último, mas não menos importante, não possuía renda suficiente para bancar a faculdade, sem passar por privações. Quando colou grau, já havia passado no exame da Ordem, hoje é SIM um profissional renomado, e não por status de qualquer ocupação política e/ou administrativa, mas sim pela QUALIDADE de trabalho como advogado. Este profissional, não tem fins de semana, férias ou feriados. Hoje graças a Deus, e por seu mérito, gozamos de uma vida confortável, ele me proporcionou educação de qualidade e eu venho tentando realizar seu sonho e agora também o meu, de me tornar uma profissional tão excelente quanto ele! Mas muito me entristece e decepciona, sair da faculdade e me deparar com essa baixaria, onde nem se respeita uma posição contrária! Esqueceram o significado de hombridade e de dignidade! Não respeitam a família que é obrigada a lidar com comentários ofensivos a dignidade de seu ente! E esses se dizem profissionais de Direito? Direito de que? De ofender, de humilhar, de devastar publicamente a moral de um homem digno e honesto? Levantar dúvidas quanto a sua honestidade, seu Caráter, questionar o merecimento do cargo que o ocupa na CAMARA MUNICIPAL? Ora, desafio qualquer um a conseguir alguma prova disso, e não falo de "me disseram" ou "eu soube", falo de depoimento pessoal devidamente identificado e assinado ou de qualquer prova material!
COVARDE, esse é o nome daqueles que querem falar, mas não dão a cara para bater!
Questionaram também sua eficiência e a qualidade de seu Português; não precisamos falar, procurem processos do qual é patrono, eles falam por si só. Quanto ao português, que atire a primeira pedra quem nunca tropeçou, nesta nossa tão complicada língua? Acorda gente, o Presidente da República é semi analfabeto!
Dito tudo isso, só tenho a dizer que MAXSUEL BARROS MONTEIRO, é melhor pai, marido, profissional e HOMEM que eu conheço, e se eu pudesse escolher, eu gostaria de ser igual ele! MEU PAI, MEU IDOLO! Ele me faz seguir à diante porque é um exemplo de um profissional sério, justo, honesto digno o que já está infelizmente ficando escasso em nosso meio, graças a esses Pseudo-doutores que sujam nosso nome. E em razão disso segue abaixo, umas coisas eles aprenderam na Faculdade, mas se esqueceram ou ignoraram:

Artigo 5º da Constituição Federal

Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

CÓDIGO CÍVIL
Art. 17. O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou
representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção
difamatória.

CÓDIGO PENAL
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

Enfim: Esse desabafo foi para impedir que esses "politiqueiros", caçadores de status profissional, venham macular a honra de mu PAI, a fim de utilizá-lo como escada para fazer politicagem, pois ele nunca precisou utilizar ninguém como degrau para sua subida, portanto, não merece isso! E também para alertá-los quanto ao futuro desta profissão tão importante para garantir o acesso á justiça, seja mais e mais desonrada! Doutores mantenham a classe, e o respeito para com o próximo, principalmente para com os advogados aos quais se pretende defender suas prerrogativas! Esse tipo política é feia e vergonhosa!
VANESSA T. MONTEIRO
OAB/RJ 164.851-E
Retificado o número de candidatos à FDC.

3 comentários:

Maxsuel Barros Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maxsuel Barros Monteiro disse...

Fui pego de surpresa ao fazer a leitura diária dos blogs que acompanho, com esta postagem de minha filha, que conhecendo a senha do blog, dele se utilizou para exprimir sua justificada e compreensível indignação. Não vou abordar o motivo que a impulsionou a escrever. Os que me conhecem sabem que não há um milímetro de verdade nas ofensas perpetradas contra mim. Agradeço emocionado pelas suas palavras e peço que não se martize com as agressões por mim recebidas, pois o tempo é o senhor da razão. Tenho muito orgulho de você filha, espero que consiga o almejado sucesso, pois você merece. Que Deus a abençoe.

Anônimo disse...

Feliz o pai que tem uma filha com essas qualidades, parabens eu te conheço e é verdade tudo que ela folou
Marcos Azvdo