sábado, 30 de maio de 2009

PREFEITURA ADIA PAGAMENTO DO CONVÊNIO DA APOE.

Previsto para ontem, o pagamento dos valores devidos em razão do convênio realizado entre o Município e a APOE não foi pago. O argumento é de que o convênio vai sofrer alteração. É uma pena que um sofrimento tão grande seja imposto àquela instituição que tão relevantes serviços há tantos anos presta aos cidadãos campistas. Outro dia ouvi de um integrante do governo municipal ao ser abordado para apoio logístico a uma entidade com mais de cem anos de atividade a seguinte sugestão: "entrega para a prefeitura". Sabemos todos que estas instituições nasceram do vácuo deixado pelo aparelho estatal, cuja atuação é insuficiente para suprir as necessidades da população. Alem disso o funcionamento da máquina é caro e certamente seria muito mais oneroso assumir estas instituições que seriam rapidamente transformada em cabide de emprego. Achar que o estado teria condições de substituir estas instituições é pura utopia. Foi o que em disse para o aludido membro do governo, tendo ele concordado com esta afirmativa. O que se espera é agilidade na avaliação e no pagamento dos valores mensais destas importantes entidades. O pagamento foi prometido para a próxima semana, esperamos que assim seja.

4 comentários:

Sérgio Provisano disse...

Caro Doutor

Essa novela cujo enredo é a assinatura da renovação dos convênios com as entidades assistenciais que formam o que chamamos modernamente de Rede de Proteção Social, uma vez que essas entidades, muitas delas com décadas de existência, atuam em nichos nos quais o poder público é omisso e incapaz de atuar, por terem uma especificidade e complexidade que extrapola a competência do governo, ganha a cada dia uma novidade.

A da hora é o não repasse dos valores devidos com a pífia alegação de que o convênio será alterado. Espero que essa alteração seja para mais e não para menos, mas me pergunto, demorou uma eternidade para ser assinado, foi assinado com pompa e circunstância e veiculado na mídia e, pelo visto, foi só para ocupar espaço na mídia mesmo, pois de concreto, o repasse dos valores ficou só no gogó, grana que é bom nada.

Agora será revisto e pago em uma semana, vamos ver se isso vai acontecer mesmo ou se teremos um novo capítulo nessa novela.

Quanto à sugestão do integrante do governo de que a direção da APOE deveria entregá-la à prefeitura, para mim, além do mesmo não entender como funciona a Rede de Proteção Social, demonstra além de abissal ignorância do mesmo, uma atitude arrogante, como se o poder público fosse onipotente, o mais capacitado para tudo, coisa que não é, como o Doutor bem argumentou e o beócio teve de concordar.

O que os integrantes do staff da prefeita têm e que fazer é calçar as sandálias da humildade e entenderem é que são servidores públicos cuja atribuição é servir ao cidadão, que é quem paga seus salários, independentemente de qual seja sua opção política. A prestação de tais serviços, embute em seu cerne, que os mesmos sejam feitos com rapidez, probidade e com um mínimo de burocracia. Qualquer atitude que seja contrária à esses princípios fere o bom-senso e só traz prejuízo para a sociedade.

Um forte abraço.

Anônimo disse...

Prezado Maxsuel,
não foi só o pagamento da APOE que foi adiado. Os das outras entidades também. Sempre fica para a "próxima sexta-feira"...!Já estamos entrando em junho!!! E eles tem a coragem de dizer: o pagamento de maio vai sair...e o de janeiro, fevereiro, março e abril? Como ficam as contas atrasadas?
Gostaria de te fazer uma pergunta? Uma prefeitura não pode pagar os funcionários dessas entidades pela lei de subvenção social?
Penso que se os governos municipal, estadual e federal, cumprissem com os seus deveres, não haveria brecha para estas entidades. Sorte da população que mesmo com todas as dificuldades impostas pelo governo, as entidades continuam lutando para manter-se de pé!
Caso acabem,para onde iriam essas crianças?
Um abraço!

Maxsuel Barros Monteiro disse...

Caro Prtovisano.

Preferia não mencionar a entidade que foi alvo da sugestão do integrante do goveno municipal no sentido de que a entregasse para a Prefeitura, mas não foi a APOE e sim o Asilo Nossa Senhora do Carmo, institui~ção que tem mais de cem anos de fundação. É um completo absurso.

Anônimo disse...

O educandário dos cegos fechou, o que deveaontecer com o Apoe por inércia da prefeitura