quinta-feira, 4 de março de 2010

ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA DA PROBIDADE PÚBLICA.

Ouvi nesta manhã de um grupo de pessoas, a manifestação no sentido de fundação de uma associação para a defesa da probidade e moralidade públicas. Esta fundação poderá ajuizar Ações Civís Públicas e encontra base legal no artigo 5º da Lei 7.347/87, com a alteração promovida pela Lei 11.448/2007, verbis:

Art. 5o Têm legitimidade para propor a ação principal e a ação cautelar: (Redação dada pela Lei nº 11.448, de 2007).
(...)
V - a associação que, concomitantemente: (Incluído pela Lei nº 11.448, de 2007).

a) esteja constituída há pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil; (Incluído pela Lei nº 11.448, de 2007).

b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. (Incluído pela Lei nº 11.448, de 2007).

§ 1º O Ministério Público, se não intervier no processo como parte, atuará obrigatoriamente como fiscal da lei.

§ 2º Fica facultado ao Poder Público e a outras associações legitimadas nos termos deste artigo habilitar-se como litisconsortes de qualquer das partes.

§ 3° Em caso de desistência infundada ou abandono da ação por associação legitimada, o Ministério Público ou outro legitimado assumirá a titularidade ativa. (Redação dada pela Lei nº 8.078, de 1990)

§ 4.° O requisito da pré-constituição poderá ser dispensado pelo juiz, quando haja manifesto interesse social evidenciado pela dimensão ou característica do dano, ou pela relevância do bem jurídico a ser protegido. (Incluído pela Lei nª 8.078, de 11.9.1990)

Comentários do Blog:
Vamos aguardar se a ideia vai emplacar, mas desde já alerto os bem intencionados cidadãos, que o estatuto da associação deverá vetar poderes decisórios às pessoas que tenham interesse de qualquer espécie ou sejam integrantes de órgãos públicos passíveis de fiscalização, ou que sejam filiados à partidos políticos, alem de outras que possam comprometer sua atuação, já que pode se constituir em uma ferramenta perigosa de perseguição política.

Nenhum comentário: