segunda-feira, 22 de março de 2010

VEREADORA ODISSÉIA PODE SOFRER PROCESSO POR QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR.

Chegou ao conhecimento do Blog que Vereadores estão estudando a possibilidade de oferecer junto à Câmara Municipal de Campos, representação por quebra de decoro parlamentar contra a Vereadora do PT, Odisséia Carvalho. Segundo fui informado, a medida se refere às declarações da Vereadora da Tribuna da Câmara e em jornais e revistas, onde teria disparado contra seus pares, acusações e palavras agressivas, tendo como causa a reprovação de seu requerimento de abertura de CPI, que foi reprovado e sequer teve o apoio da oposição. Naquela oportunidade a totalidade dos Vereadores, exceto a autora do requerimento, entenderam que aprovar neste momento, a abertura de uma CPI para investigar 20 anos de aplicação de royalties do petróleo, seria colocar na mão daqueles que pretendem retirar do Estado do Rio de Janeiro e por conseguinte de Campos dos Goytacazes, os recursos provenientes da exploração de Petróleo uma arma perigosa. Segundo argumentaram, se a medida fosse aprovada, no dia seguinte estaria nas páginas dos mais importantes jornais do país, sendo utilizado como argumento para a manutenção dos termos propostos por Ibsen Pinheiro. A propósito li na revista "Somos assim", uma expressão que pode ser interpretada como injuriosa, segundo a qual a Vereadora teria afirmado que na votação de seus requerimentos, os Vereadores da situação obedeceram a "batuta" do Vereador Magal que a tudo acompanhava com olhos de "murídeo", família de roedores, dentre os quais se incluem os ratos.

Um comentário:

douglas da mata disse...

Caro Maxsuel,

Me perdoe o descompasso com a liturgia que seu blog merece:

Mas isso só pode ser uma palhaçada.

Veja que o vereador não pode ser processado criminalmente por injúrias ou difamações no exrecício do seu mandato, e desde que as palavras estejam adstritas a acontecimentos em sua área de atuação, como foi o caso.

Juízo político nunca pode ser ofensa: Omissão, ou qualquer outro adjetivo, classifica a conduta do parlamentar, aliás, próprio da ação parlamentar.

Quanto a matéria da revista, é bom os vereadores lerem direito: Não é uma declaração da vereadora, e sim uma matéria de responsabilidade da própria redação. Incluisive com a opinião dos editores que reforçam o argumento da inoportunidade da CPI. Será que os vereadores sabem ler? Ou só lêem o que interessa.

A (im)postura dos parlamentares só demonstra despreparo e desespero.

Agora, se querem produzir uma mártir, ótimo!

Se não estiver à vontade para publicar esse comentário, entenderei.