domingo, 28 de março de 2010

OBSERVATÓRIO DE CONTROLE SOCIAL.

Inúmeras postagens e variados blogs informam sobre a criação de um "Observatório de Controle Social". A iniciativa é importante, desde que não se confunda com interesses pessoais e políticos e não se preste a retaliações a eventuais desafetos. Em postagem recente(aqui) uma ideia que na minha opinião teria muito mais eficácia. Trata-se da Criação de uma Associação, que teria, inclusive, legitimidade para propor Ações Civis Públicas(Lei 7.347/87 com a alteração da lei 11.448/2007). De qualquer sorte, todo instrumento de controle de ações públicas é importante.

3 comentários:

Marcelo Bessa disse...

Você está certo.
O termo "controle social" pode ser interpretado por alguns como uma forma de "vale-tudo".
A mim é uma expressão que lembra ditadura, mas neste caso as intenções são boas. Penso que "fiscalização social" seria uma expressão melhor e mais facilmente entendível.
Desde que não seja usado como arma contra ninguém, acho bom.

Marcelo Bessa disse...

Completando: a julgar pelas pessoas e instituições que estão à frente do projeto, tem tudo para dar certo.

Unknown disse...

É exatamente isto meus caros amigos, uma entidade com CNPJ, que vai 'acompanhar" a Gestão pública e sinalizar os atos inadequados, evitando que nosso dinheiro seja mal aplicado e ou desviado, com isenção.
http://www.observatoriosocialdobrasil.org.br/.
Antes de pré-julgar devemos fazer o exercício da análise sem conceitos. Parabéns a sociedade de Campos e conte comigo.
Att.
Sir Carvalho